segunda-feira, 14 de junho de 2010

Tuma Júnior exonerado: 2º homem do Ministério da Justiça não se livrou das denúncias de envolvimento com máfia chinesa

Romeu Tuma Júnior não é mais o Secretário Nacional de Justiça. O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto,encaminhou nesta segunda-feira, 14, à Presidência da República o ato de exoneração do secretário. Tuma Junior, segundo nota do Ministério "responde a três procedimentos apuratórios" junto à Comissão de Ética da Presidência da República, junto ao próprio Ministério da Justiça e à Polícia Federal.

Barreto entende que estando fora do cargo que atualmente ocupa, "Tuma Junior poderá melhor promover sua defesa". O ministro destaca na nota os "relevantes trabalhos prestados por Tuma Júnior enquanto esteve à frente da Secretaria Nacional de Justiça".

O ex-secretário estava desgastado em decorrência de uma série de denúncias publicadas em maio no Estado, dando conta do suposto envolvimento dele com a máfia do contrabando de produtos falsificados, comandada pelo chinês conhecido como Paulo Li, preso deste setembro passado pela Polícia Federal.

Por recomendação do presidente Lula, assessores do governo insistiram para que Tuma Júnior pedisse demissão, mas ele resistiu porque considerava que esse gesto significaria confissão de culpa. Interinamente continuará respondendo pela Secretaria a advogada Izaura Miranda. (C/ informações do Estado)

O Blog: Exemplo de um jornalismo de resultados: as denúncias foram feitas pelo capixaba Rodrigo Rangel, do Grupo Estado, apuradas e confirmadas. Como já dissemos neste blog: os outros veículos seguiram o colega jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!