sábado, 19 de junho de 2010

Em defesa do Rio e do Espírito Santo: "Royalties não deveriam ser discutidos em ano eleitoral", diz Serra

O candidato do PSDB à presidência, José Serra, comentou hoje a distribuição igualitária de royalties de petróleo entre Estados e municípios aprovada pelo Senado. Para Serra, o governo errou ao tratar da polêmica sobre os royalties em ano eleitoral. Ele disse ainda que os Estados produtores não podem sair prejudicados.

"É justo que os royalties se 'irriguem' pelo Brasil inteiro, mas é absolutamente insensato pensar que se possa privar o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, áreas de produção dos recursos que correspondem a esses royalties. (...) Quero garantir que isso não vai acontecer", disse.

O assunto ainda está sujeito a veto ou sanção presidencial. Serra disse que o país não deve se limitar a aproveitar a riqueza gerada pelo petróleo, mas também em investir. "Na América Latina, nenhum país se saiu bem com petróleo, como Venezuela, México e Equador, nenhum soube tirar os dividendos da riqueza petrolífera. O petróleo é uma chance, um bônus, mas pode ser uma desvantagem se não soubermos aproveitar bem", disse.

Ao falar de investimentos, Serra afirmou que pretende dar novo impulso ao ensino tecnológico. Ele destacou o grande número de vagas não preenchidas em São Paulo por conta da falta de mão de obra preparada e prometeu criar um milhão de vagas no ensino técnico em todo o país. 

Na área da saúde, afirmou que o Rio precisa investir mais na área de consultas médicas para reduzir o tempo de espera no atendimento. Ele afirmou que pretende implementar Ambulatórios Médicos de Especialidade em todo o país. (Com  Folha on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!