segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dunga ataca imprensa e diz ter alegria em dobro como técnico


JOHANNESBURGO - Poucas horas antes de fazer sua estreia em uma Copa do Mundo como treinador, na terça-feira (15), contra a Coreia do Norte, Dunga voltou a atacar a imprensa. Nesta segunda-feira (14), depois do treino de reconhecimento de gramado no Estádio Ellis Park, em Johannesburgo, disse que as críticas recebidas são mais pela sua personalidade do que pelo seu trabalho. Depois de ter disputado as Copas do Mundo de 1990, 94 e 98 como atleta, declarou ainda que sente mais alegria nas vitórias em seu cargo atual do que quando era jogador.

Perguntado se apontaria alguma injustiça com relação às críticas que recebe, Dunga falou com um certo tom de desabafo. "Eu não diria injustiça. São pontos de vista. Uma equipe que faz cento e poucos gols deve ter um mínimo de criatividade. E toma pouco mais de 30 gols, tem equilíbrio. Então acho que... Na verdade, na verdade, essa crítica de criatividade ou futebol ofensivo eu ouço desde que eu nasci", disse.

"Vou falar uma coisa aqui e os caras vão falar que eu sou rabugento ou algo assim. As críticas maiores são porque os treinos são privados, porque não há entrevistas exclusivas, porque não tem jantar com cinco ou seis. Então as críticas são essas... São mais direcionadas à minha personalidade do que propriamente ao trabalho", completou.

E, questionado se essa situação o incomoda muito, Dunga lembrou-se da recuperação do goleiro Júlio César nesta fase final de preparação. "Não, a mim não incomoda. Tem que ter liberdade. Liberdade com responsabilidade e respeito. Está tudo certo, não tem problema nenhum. Porque se eu fosse dar bola para tudo que escrevem... Imagina eu lendo de manhã 'Júlio César está fora do jogo'. Meu coração vai a 300 por hora. Aí, de tarde, 'Júlio César é o melhor do treino'. Aí eu enlouqueço. Vou ficar com os cabelos brancos em um dia só", disse. Confira o que Dunga pensa nesta Copa:

MUNDIAL DA ÁFRICA- "É o maior desafio porque é o próximo. Quando eu era jogador, era o maior desafio. Hoje seguramente estou muito mais preparado para comandar. Existe a cobrança, mas o mais importante é sempre botar a cabeça no travesseiro tranquilo. Sem dúvida nenhuma, como treinador, a cobrança é maior. Mas, quando consegue realizar, a alegria é em dobro".

SURPRESA- "O que mais me chama atenção é que o que aconteceu nas Eliminatórias conta pouco. A Alemanha, tão criticada, fez quatro gols ontem (4 a 0 na Austrália). O jogador tem que estar preparado para essa adrenalina. Quem tiver equilíbrio vai apresentar um bom futebol. O Japão também era cobrado, foi lá e ganhou (1 a 0 sobre Camarões)".

TREINO FECHADO-" Talvez o Rodrigo (Paiva, diretor de comunicação da CBF) não tenha explicado,  ele não quer entrar em conflito. É um cara muito educado. Não é treino fechado. É um treino privado. Queremos parar mais as jogadas, sem muita gente em volta. No jogo tem as pessoas em volta, claro. Mas, quando tem que repetir várias vezes, não digo atrapalhando, mas acaba disturbando. Vocês falam tanto em criatividade dos jogadores, tem que ter criatividade para escrever nessa hora", disse.

ADVERSARIO- "Na minha forma de pensar, as 32 seleções que estão aqui se classificaram e têm condições. Então, independente se tem tradição ou mão, precisam ser respeitadas. Você tem que fazer valer dentro de campo. Os resultados até o momento para nós foram bons. Futebol não tem futuro ou passado, só presente".

A Coreia do Norte não vence há sete jogos - perdeu para Nigéria, Paraguai e México e conseguiu empates com a África do Sul e com a Grécia. A última vitória aconteceu no dia 24 de fevereiro deste ano, na goleada por 5 a 0 sobre a também inexpressiva Mianmar. "É um time compacto. A velocidade é sua característica. Tem três atletas que jogam fora do país, isso ajudou bastante a Coreia. É um time que se fecha e sai em velocidade. Vamos ter que achar uma forma de superar isso", resumiu o treinador brasileiro. ( C/ reportagem de Allen Chahad, Fábio de Mello Castanho e Renato Pazikas, do Portal Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!