sábado, 19 de junho de 2010

'Elefantes' deixam seleção em alerta


(Por Leandro Canônico, Márcio Iannacca, Thiago Correia e Thiago Lavinas- Joanesburgo/ África do Sul)

Nada preocupa mais a seleção brasileira no confronto com a Costa do Marfim do que a condição física do adversário deste domingo. Afinal, todos sabem que "elefantes" são fortes. E o apelido cai bem para a seleção marfinense, próxima rival da seleção na Copa da África do Sul. Afinal, o quesito não é problema para os próximo time que a equipe de Dunga irá enfrentar.

- Eles têm muita (força). A maioria dos jogadores atua na Europa e sabe jogar. Vamos ter de estudar os pontos fortes deles para tentar neutralizá-los. Acho que será o jogo mais difícil na primeira fase, pela maneira como eles atuam – disse Júlio Baptista.

Se comparadas as médias de peso entre as duas equipes, a seleção africana realmente é mais "pesada" que a brasileira: 76,6 quilos contra 75,3. Na altura, no entanto, o Brasil leva vantagem. Em média, o grupo verde e amarelo tem 1,82 (o Brasil mais alto da história dos Mundiais), enquanto a Costa do Marfim tem 1,81m.

Mas o que realmente vai mostrar quem é mais forte serão os confrontos durante a partida. E nesses, a zaga brasileira terá de usar todos seus recursos contra o ataque marfinense. Lúcio, 1,88m e 84 quilos, e Juan, 1,82 e 74 quilos, terão pela frente Dindane, de 1,74m e 72 quilos, e o astro Drogba, de 1,89m e 91 quilos. Ou seja, pelo menos na teoria, os marfinenses estarão em vantagem.

- Pode influenciar principalmente no contato físico. A bola área que vai ser mais complicada. Precisamos ser mais ágeis para conseguir superar - avaliou o técnico Dunga.

Do outro lado, os zagueiros da Costa do Marfim, Kolo Touré (1,83m e 74 quilos) e Zokora (1,83 e 71 quilos), não terão pela frente um ataque tão forte. Mas a rapidez de Robinho (1,75m e 60 quilos) e o oportunismo de Luis Fabiano (1,86m e 81 quilos) são uma preocupação, até porque o Brasil pretende ir para cima dos africanos.

- A nossa chave é equilibrada. Desde o sorteio, os brasileiros se perguntam se é o grupo mais forte. Contra a Costa do Marfim será um jogo difícil. É uma seleção forte. Pelo fato de eles terem empatado o primeiro jogo (contra Portugal), será um jogo bom. Acho que eles vão sair mais para o jogo – declarou o goleiro Julio Cesar.

Fisicamente eles são muito fortes e temos de tomar cuidado nos contra-ataques"Julio CesarNa primeira rodada da Copa do Mundo, o Brasil venceu a Coreia do Norte, por 2 a 1, e a Costa do Marfim empatou por 0 a 0 com Portugal. Apesar das diferenças entre os rivais, já que Portugal é reconhecidamente superior à Coreia do Norte, as estatísticas indicam que a seleção brasileira foi melhor. A começar pelos chutes a gol: 26 contra 5 dos marfinenses.

A diferença no número de passes também é grande. O Brasil trocou 595 toques contra 350 dos marfinenses. Por outro lado, o time africano correu mais que o brasileiro. Somando a distância percorrida por todos os jogadores, a Costa do Marfim fez mais de 105 quilômetros, e o Brasil, 103.

- Fisicamente eles são muito fortes e temos de tomar cuidado nos contra-ataques. O Dunga vai preparar bem nosso time para entrar ligado no jogo – disse Julio Cesar.

O duelo entre Brasil e Costa do Marfim será neste domingo, dia 20, às 20h30m (15h30m de Brasília), no estádio Soccer City, em Joanesburgo. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!