sexta-feira, 18 de junho de 2010

Herdeira do trono da Suécia casa neste sábado com plebeu


(100.000 abelhas foram dadas de presente aos noivos pela Federação Sueca dos Apicultores, dado o interesse que Victoria tem desde pequena pelas colmeias.)

Estocolmo, enfeitada com as cores do reino - amarelo e azul, celebrará neste sábado o casamento da princesa herdeira Victoria da Suécia com seu ex-professor de ginástica Daniel Westling, em cerimônia da qual participam famílias reais do mundo todo. Apesar do custo que envolve o casamento ter atiçado críticas à instituição monárquica, a Corte e a cidade de Estocolmo decidiram comemorar as bodas com shows e programas de TV. A cerimônia será na Catedral de Storkyrkan.

Depois da missa, a comitiva, de carruagem, atravessará a cidade, e o jovem casal subirá a bordo de uma embarcação no Mar Báltico que os levará à ilha de Gamla Stan. Os policiais foram mobilizados pela cidade, em torno de 2.000 jornalistas receberam credenciamento, a emisssora pública SVT, que transmitirá o casamento ao vivo, prevê a maior mobilização de sua história.

Será um dia histórico para o reino da Suécia, que modificou sua Constituição para permitir à filha mais velha do rei Carl XVI Gustaf subir ao trono até então reservado aos herdeiros varões. No sábado, será a futura rainha que, aos 32 anos, dirá "sim" a seu ex-professor de ginástica, de 36 anos, que se tornou empresário dono de salões esportivos de luxo.

Depois do casamento, "Daniel Westling receberá o título de príncipe da Suécia dado pelo rei" e se tornará, assim, "membro da família real; ou seja, será chamado Sua Majestade Real o Príncipe Daniel", anunciou a Corte. Com essa união, obterá também o título de duque de Västergötland, um ducado que inclui Göteborg, na região oeste do reino.

Diversos soberanos, incluindo o rei da Espanha Juan Carlos e o rei da Jordânia, Abdullah II, participam do casamento, segundo a lista oficial de convidados revelada quinta-feira. Entre os convidados estão outros monarcas, todos acompanhados por seus cônjuges: a princesa herdeira japonesa Masako, a rainha da Holanda, Beatrix, a rainha da Dinamarca, Margrethe II, o rei da Noruega, Harald V, e o rei da Bélgica, Alberto II. O duque de Luxemburgo e o príncipe Albert de Mônaco também participam da celebração, enquanto a família real britânica será representada pelo príncipe Edward.

Entre os monarcas que não estarão presentes estão o rei Constantino, da Grécia, o rei da Bulgária, Simeon II, e o príncipe da Sérvia, Alexander II. Participam da festa apenas dois chefes de Estado: a presidente da Finlândia, Tarja Halonen, e seu colega islandês, Olafur Grimsson. Todos os ministros do governo sueco, incluindo o primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt, estarão presentes, assim como a líder opositora Mona Sahlin.

No que se refere aos presentes, a imprensa divulgou uma lista com elementos dos mais clássicos aos mais surpreendentes. Assim, além do serviço de 1.000 copos oferecidos pelo Parlamento e pelo governo, o casal recebeu, desde o anúncio do casamento, 100.000 abelhas por parte da Federação Sueca dos Apicultores, dado o interesse que Victoria tem desde pequena pelas colmeias.

No entanto, uma pesquisa revelou que o número de suecos que deseja abolir a monarquia mais do que duplicou nos últimos 10 anos. Cerca de 28% da população exige hoje a abolição neste país onde o monarca é um chefe de Estado que, na prática, não tem poder político. (Com AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!