terça-feira, 15 de junho de 2010

Comentarista da CNN pergunta: "Por que uma pontuação tão baixa na Copa 2010?"

O jornalista Grant Wahl, comentarista da CNN, que está em Joanesburgo, lança uma pergunta que também é feita por torcedores em todo o mundo e que significa exatamente isso: " Por que se registraram até agora tão poucos gols na Copa disputada na África do Sul?". Ele mesmo responde em seguida:" Eu sei, eu sei. Temos visto apenas 14 dos 64 jogos que serão disputados na Copa do Mundo de 2010. Mas a escassez de chances de marcar gols está ficando preocupante".

Grant comenta que a vitória de 2x0  do Brasil sobre a Coréia do Norte, nesta terça-feira, foi o primeiro jogo em que um time perdedor marcou um gol. Ele compara o distanciamento entre o Mundial da África do Sul e os anteriores: "Apenas 23 gols foram marcados, no total, nos primeiros 14 jogos da Copa do Mundo de 2010. De longe o número mais baixo de qualquer das 32 equipes do Mundial. Compare isso com os primeiros 14 jogos da Copa do Mundo de 1998 (34 gols), 2002 (39) e 2006 (31)."

O jornalista da CNN  analisa alguns "vilões' que possam ser responsabilizados pelo reduzido número de gols até agora. Um deles, o mais criticado, seria a Jabulani (bola). Grant admite que ela causa problemas," mas não para os atacantes, os goleiros". A altitude na África do Sul também  impede o sucesso nos jogos, acreditam muitos. Grant pensa diferente. Cita a equipe dos EUA jogando na altitude da Cidade do México, com êxito.

Nem o sorteio da Copa escapa às especulações. Grant levanta o fato de a França, "uma das melhores equipes, ser arrastada para o Grupo A com o anfitrião África do Sul (o pior time)". Depois de tentar esclarecer o problema- o que não consegue- Grant, ao concluir, mostra que ainda espera a reversão do quadro, com jogos mais movimentados e mais gols também:

- Esta tendência de baixa pontuação não pode transformar-se em um todo. Nada menos que 50 jogos continuam nesta Copa do Mundo, e ainda temos de ver a Espanha (equipe mais divertida do torneio).  Para essa matéria, o jogo de quarta-feira entre Chile e Honduras, dois dos times mais do ataque, pode arrancar as coisas na direção certa" conclui o jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!