sábado, 19 de junho de 2010

Sem cobertura internacional: grandes agências boicotam o casamento da princesa sueca



O casamento real entre a princesa Vitória da Suécia e o professor de educação física, Daniel Westling ( foto/ veja detalhes neste blog) deu-se neste sábado às 15h30 e foi um dos eventos mais esperados do país. No entanto, os direitos de transmissão do casamento causaram discussão entre agências internacionais de notícias e a televisão sueca SVT.
Vitória de 32 anos e Daniel de 36 casaram-se na Catedral de São Nicolau em Estocolmo, fechada durante toda a semana para os preparativos do casamento classificado pela família real como "o maior evento jamais organizado na cidade de Estocolmo". Com tanta publicidade em torno da boda, várias agências de informação quiseram dar cobertura ao acontecimento, algo que não ocorreu como esperado.
Devido a disputas dos direitos de transmissão do casamento, as agências AFP, AP e Reuters desistiram da cobertura do evento porque a exclusividade da informação tinha sido comprada pela televisão pública sueca, SVT. As agências em questão ainda tentaram negociar com o canal sueco mas não conseguiram fazê-lo antes da hora do casamento apesar de terem deslocado para o local jornalistas, operadores de câmara e fotógrafos adicionais.

Na origem da confusão esteve o preço que a SVT propôs às agências, “bem acima do preço de mercado” segundo Christine Buhagiar que dirige o serviço televisivo da AFP, a AFP TV. Em resposta a estas declarações, a responsável pelas comunicações da televisão sueca, Helga Baagoe, disse que neste caso tinha de se “pagar mais para obter mais”. Esta situação levou a que todas as agências envolvidas boicotassem qualquer tipo de divulgação de informação relativamente ao evento.
Ao casamento estiveram presentes 1200 convidados, entre membros da realeza, empresários famosos e amigos de ambas as famílias. Depois da cerimónia o casal percorreu o centro de Estocolmo numa carruagem diante de pelo menos 250 mil pessoas, segundo as autoridades. (Com informações do Diário de Notícias, de Portugal, e foto do El País)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!