domingo, 13 de junho de 2010

El País: "O fim do mistério: só a competição revelará o verdadeiro estado de saúde de Kaká"


( Em matéria intitulada "O fim dos Mistério", o El País.com, nesta segunda-feira, trata da falta de informações sobre o verdadeiro estado de saúde de Kaká e critica a nova postura da seleção: " O Brasil, que sempre foi um modelo de equipe aberta e harmoniosa, é hoje uma banda aquartelada.")

Há muito tempo, na Seleção sul- americana, tudo parece menos natural do que era. O Brasil, que historicamente foi  modelo de equipe aberta por excelência, simpática e harmoniosa, se converteu em uma banda aquartelada. E a todos responde o mesmo que respondeu Maicon, quando lhe perguntaram se era de alguma utilidade treinar-se todos dias às escondidas: " É decisão do treinador e nós tempos que obedecer ".

Como tudo no Brasil transcorre de acordo com regulamentos, tão pouco se sabe  exatamente como está Kaká. A grande estrela da equipe há um ano sofre problemas de pubalgia ( dor no púbis), sem jogar continuamente e,  em certas ocasiões, evitando dizer publicamente a verdade sobre sua doença. Desde que acabou penosamente sua temporada no Madri, só foi possível vê-lo em ação em duas ocasiões:  num amistoso contra Zimbábue, em que foi substituído depois de 45 minutos, e num amistoso contra a Tanzânia, que disputou por completo e conseguiu marcar um gol.

Os médicos dizem que Kaká está bem e Dunga não os desmente. "Contra Zimbábue tive de retirá-lo do campo para protegê-lo", diz o técnico brasileiro. " Ele queria jogar 90 minutos. O sujeitei a sair para facilitar sua recuperação. Mas ele está bem, quer jogar sempre", complementou.

Faz três dias que os jornalistas puderam assistir ao único treinamento aberto do Brasil e constataram que Kaká dá mostras de estar completamente recuperado. Nas partidas,  fez esforços de grande intensidade em ritmo constante, e durante mais de uma hora. Desde então, não se tem mais noticias, a não ser um comentário rápido do próprio jogador: "Me sinto muito bem, mas um pouco pesado.Vou evoluindo. Só falta me soltar um pouco mais. Estou ansioso para recuperar a alegria de jogar. Mas, seguramente, vou crescer dentro da competição. Isto é o que mais me anima".

Uma pessoa que teve a oportunidade de seguir diretamente as evoluções e desventuras de Kaká, no último ano, foi Cristiano Ronaldo. O jogador do Madri, que está concentrado com Portugal na África do Sul, quebrou nova lança em favor do amigo. Não é a primeira vez que o faz. Hoje, Cristiano repetiu o que vem fazendo há meses e voltou a anunciar que Kaká ressurgirá como o grande do futebol:

- Não podemos ficar presos ao que fizemos em outros anos. Só importa o momento. Considero um privilégio ter  Kaká como companheiro, no Madri, e como amigo. Kaká não teve um dos seus melhores anos. Sofreu uma lesão e pode ser que isso tenha complicado sua adaptação à equipe e ao país. Mas, tenho certeza que fará um grande mundial e desejo que o Brasil chegue o mais longe possível.

Como Cristiano, os jogadores do Brasil também não exibem vidas sobre Kaká. Hoje mesmo, Maicon declarou sua fé: "Confio muitíssimo na nossa camisa 10. Eu e todos os meus companheiros temos certeza de que fará um grande mundial".

Para o caso de Kaká seguir voando baixo, Pelé aposta em Robinho. Os dois estiveram juntos em 32 partidas, com um saldo de 28 vitórias e quatro empates. "Kaká me preocupa", diz o legendário goleador brasileiro. "É um  jogador muito importante para a nossa equipe. Me preocupa muito sua saúde. Mas, se Deus quiser, vai estar bem. Em qualquer caso, teremos Robinho. Se ele fizer o que fez para o Santos, será uma peça fundamental para compensar a falta de nível que possa ter Kaká, enquanto ganha ritmo. ( Com El País- tradução Maura Fraga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!