terça-feira, 15 de junho de 2010

Na véspera da estreia, Espanha chuta favoritismo para longe: 'Utopia'


A Espanha não quer carregar nas costas o peso do favoritismo na Copa do Mundo de 2010. Campeã da Europa, dona de time entrosado, recheado com jogadores como Xavi, Iniesta e Villa, a Fúria prefere a discrição. O rótulo de principal candidato ao título não cai bem entre os espanhóis. Eles veem exagero na empolgação da torcida e nos elogios da imprensa.

É um desafio. O tamanho da confiança depositada na Fúria é proporcional à dor de uma eventual queda. O técnico da campeã europeia, Vicente del Bosque, fala em “utopia” diante do favoritismo atribuído a seus comandados.

- O que chega de fora é um otimismo extraordinário, como se a Espanha já estivesse na final. Não é assim. Felizmente, temos jogadores conscientes. Não estamos na mesma utopia do que pensam as pessoas. Estamos na realidade. E a realidade é de que o futebol é muito equilibrado. Ser um bom desportista é enfrentar os desafios com humildade – disse o treinador.

O goleiro Iker Casillas lembra que Espanha já saiu derrotada ao ser apontada como favorita. Os atletas estão alinhados com o chefe no discurso. Para eles, o favoritismo é teórico, como lembra o volante Busquets.

- Ganhamos uma Eurocopa, mas não temos a mesma trajetória de seleções como Brasil e Inglaterra. Temos que esperar. Ser uma das favoritas agora não significa nada – comentou o jogador.

O goleiro Iker Casillas vai no mesmo tom. E observa que a Espanha já saiu derrotada em competições em que também foi apontada como favorita.

- Tudo se mede por resultados. Temos a lembrança da Copa das Confederações, em que saímos derrotados. A Espanha fez uma prévia excelente, mas no Mundial tudo é diferente. Há seleções com mais experiência do que nós. Estamos com vontade de conquistar isso também. Podem dizer que Espanha é favorita, mas isso não significa nada. Temos que ir passo a passo, e o primeiro é nesta quarta-feira (contra a Suíça, em Durban). (…) Escuto e leio comentários de gente que sabe de futebol dizendo que a Espanha é favorita. Lippi (técnico da Itália) também disse. São pessoas de respeito. Mas já ganhamos esse posto de favoritos muitas vezes. Estamos precavidos. O principal é ter respeito pelas demais equipes – afirmou o atleta do Real Madrid.

A estreia da Espanha é às 11h (de Brasília) desta quarta-feira. Além da Suíça, a Espanha é acompanhado por Honduras e Chile no Grupo H. (C/ GloboEsporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!