segunda-feira, 23 de novembro de 2009

El País vê troca de apoio entre Lula e o presidente do Irã

O espanhol El País destaca nesta segunda-feira (23) a troca de apoio entre Lula e o presidente do Irã, que iniciou no Brasil seu giro pela América do Sul.
Segundo o jornal, contrariando a opinião das principais potências ocidentais, o presidente brasileiro considera que isolar Teerã não serve de nada, e defende abertamente o direito de o Irã desenvolver seu programa nuclear, com fins pacíficos.
El País alerta ainda sobre " o sonho do Brasil de ver um Oriente Próximo livre de bombas atômicas", como informa Lula

No que pareceu um claro intercâmbio de apoios, diz o jornal, Ahmadineyad, que se referiu reiteradamente ao Brasil como "país amigo", defendeu a aspiração brasileira de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança da Onu e de assumir a mediação com o Oriente Próximo.

A reportagem revela que Lula pretende "promover o diálogo entre Irã e Ocidente" atendendo a petição expressa do presidente de Estados Unidos, Barack Obama, segundo fontes diplomáticas, o que contraria informação do jornal The New York Times ( veja no blog) e surge como novidade.
C/ El País

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!