quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Frigorífico pode desbancar a Vale


Um frigorífico ameaça roubar da Vale o posto de maior empresa privada do Brasil.
A compra do Bertin e da Pilgrim's Pride coloca o faturamento do JBS-Friboi próximo ao da mineradora.

Maior frigorífico de carne bovina do mundo, o JBS faturou 35,9 bilhões de reais entre julho de 2008 e junho de 2009. Somando-se ao faturamento do Bertin (7,5 bilhões de reais no ano passado) e do Pilgrim's (15,3 bilhões de reais em 2008), a receita total do JBS subiria para 58,7 bilhões de reais.
Já a Vale obteve faturamento de 61,6 bilhões de reais nos últimos 12 meses, menor apenas que o da estatal Petrobras. Dessa forma, o JBS ficou próximo de algo que parecia impossível para qualquer empresa do país: tirar da Vale a liderança na área privada.
A compra do Bertin pelo JBS-Friboi, a exemplo de outras grandes megafusões, será alvo de restrições por parte dos órgãos brasileiros de defesa da concorrência. A direção da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) estuda medidas para questionar a concretização da operação junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O JBS, maior processador de carne bovina do mundo, anunciou os dois negócios nesta quarta-feira (16). No âmbito doméstico, vai comprar o rival brasileiro Bertin. Fora, irá adquirir a gigante Pilgrim's Pride, segunda maior processadora de carne de frango dos EUA, com faturamento de 8,5 bilhões de dólares.

(Informações do portal Exame)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!