segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Beijo gigante na campanha de combate à Aids

O artista plástico Vik Muniz, residente em Nova York, chegou ao Rio nesta segunda-feira (14) para produzir, a convite do Governo, um beijo gigante.

Dentro da campanha do Ministério da Saúde contra o preconceito, a ser divulgada na comemoração do Dia Mundial de Combate a Aids, 1º de dezembro.

A informação é de Sonia Racy, no Direto da Fonte, do portal Estado, que entrevistou o artista antes de sua viagem, por telefone.
Pela primeira vez, Vick usará seres humanos como matéria-prima. Vai colocar lado a lado mais de 600 portadores do vírus e seus familiares para criar a obra.
Ele conta que já fez retratos, mas pela primeira vez usa gente nessa proporção. Quando recebeu o convite do Ministério da Saúde estava trabalhando em projeto semelhante na China, que fica pronto em 2010.
No Brasil, serão fotografadas mil pessoas de uma só vez. Elas formarão uma imagem com suas roupas. O mosaico com portadores de HIV será inspirado no trabalho que faz na China. Seu sócio no Brasil, Fábio Ghivelder, pensou nisso.
Eles vão adaptar a técnica ao tema, que para Vik não é a doença em si, mas a discriminação contra o soropositivo.
Como há anos acompanha as paradas militares da Coreia do Norte (foto), nas quais as pessoas formam sequências de imagens tipo um mosaico, o artista repetirá, no Brasil, as imagens que considera fascinantes.
C/ Sonia Racy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!