terça-feira, 15 de setembro de 2009

Censura no Estadão: TJ do Distrito Federal afasta desembargador do caso

Na tarde desta terça-feira (15), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) declarou que o desembargador Dácio Vieira é suspeito para decidir sobre o pedido de censura ao O Estado de S. Paulo e o estadao.com.br na publicação de reportagens que contenham informações sobre a Operação Faktor, mais conhecida como Boi Barrica. A decisão afasta Dácio do caso.

Agora, o agravo de instrumento de Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que gerou a censura, será redistribuido para outro desembargador do mesmo tribunal, que deverá se manifestar sobre o pedido de liminar.

Neste momento o Estado está apurando os efeitos dessa decisão. Por volta das 16 horas o jornal chegou a noticiar a queda da censura, mas o tribunal deve divulgar uma nota para esclarecer a questão.

O recurso judicial que pôs o jornal sob censura foi apresentado por Fernando Sarney, suspeito de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e remessa ilegal de divisas para o exterior. A censura veio em meio às pressões para que José Sarney deixe a presidência do Senado.


C/Informações do portal do Estadão.

O Blog: Há 46 dias, os veículos do Grupo Estado estão sob censura prévia. O jornalista capixaba Rodrigo Rangel, da Sucursal de Brasília, assina as principais matérias que deram origem à reação do presidente do Senado, José Sarney, contra o órgão de comunicação de SP, e que repercutiram internacionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!