segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Obama prorroga embargo a Cuba: são 47 anos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prorrogou por um ano o embargo comercial imposto a Cuba. O embargo americano, adotado em 1962, tem sido renovado anualmente desde então. A aprovação da continuidade do embargo foi assinada na sexta-feira, mas divulgada pela Casa Branca por meio de um comunicado apenas nesta segunda-feira.

Na nota, Obama afirmou que a manutenção do embargo está de acordo com os interesses dos Estados Unidos. Desde que assumiu a Presidência, Obama já amenizou as restrições de viagens impostas aos cubano-americanos e também relaxou as normas para envio de remessas à ilha.
O presidente indicou ainda que está aberto ao diálogo com os líderes cubanos.


Mas acrescentou que, como os presidentes americanos anteriores, ele apenas vai considerar a suspensão completa do embargo se o governo comunista de Cuba tomar medidas como a realização de eleições democráticas.

Nos últimos 17 anos, a Assembleia Geral das Nações Unidas votou contra o embargo e apenas Israel apoia a política americana. Todos os países latino-americanos já se pronunciaram a favor da suspensão do embargo.

C/ a BBC de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!