sexta-feira, 5 de março de 2010

Princesa do Japão deixa de ir às aulas por sofrer "bullying"


A princesa Aiko, de oito anos, filha única do herdeiro ao Trono do Japão, Naruhito, deixou de ir à escola após ter sido vítima de "bullying" (assédio escolar) por um grupo de colegas, informou nesta sexta-feira (5) a Casa Imperial.

A princesa, que estuda na renomada escola Gakushuin, em Tóquio, se queixou de dor de estômago e ansiedade, e desde terça-feira passada não foi à escola, segundo um porta-voz citado pela agência "Kyodo".

Aparentemente, um grupo de meninos da escola intimidou vários colegas, entre eles a princesa Aiko, o que levou o Palácio Imperial a intervir e pedir aos responsáveis pelo colégio para solucionarem o problema, informou o porta-voz. Esta é a primeira ocasião na qual a Casa Imperial japonesa intervém para resolver problemas no colégio da pequena Aiko.

A princesa é a filha única de Naruhito e de sua esposa, a princesa Masako, que sofre há anos de depressão induzida pelo estresse, sendo conhecida por "a princesa triste". Muitos atribuem seu estado de depressão à rigidez do protocolo da Casa Imperial e às fortes pressões que suportou para ter um filho homem que perpetue a linha imperial japonesa.

A  Lei de Sucessão do Japão estabelece que só um homem pode se tornar imperador, o que impede que Aiko seja herdeira do Trono. O próximo na linha de sucessão é o príncipe Hisahito, de três anos, terceiro filho do irmão mais novo de Naruhito, o príncipe Akishino, e de sua esposa, a princesa Kiko.

C/ Agência Estado

O Blog: A notícia remete ao projeto apresentado pelo deputado estadual Cesar Colnago (PSDB) abortado pela Comissão de Justiça da Assembléia. Um assunto que deve voltar a ser tratado com participação da sociedade porque o assédio escolar não livra cara de ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!