quarta-feira, 3 de março de 2010

Capitalização da Petrobrás: Câmara aprova uso do FGTS na compra de ações da empresa

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) emenda ao projeto de lei 5941/09, o que vai permitir a trabalhadores utilizarem até 30% do saldo de suas contas do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) para adquirir ações da Petrobras. Após passar pelo crivo dos deputados, o projeto de lei, bem com suas emendas, segue para apreciação no Senado.

A emenda aprovada na Câmara inclui ainda a obrigação de que os investimentos nas ações da Petrobrás sejam feitos por meio de Fundos Mútuos de Privatização. A posse das ações será feita em caráter intransferível e somente após 12 meses o trabalhador poderá optar pelo retorno das aplicações para sua conta de FGTS.

Ontem, a Câmara aprovou o projeto de capitalização da estatal petrolífera. A Petrobrás deve lançar novas ações no mercado para captar recursos direcionados à exploração do recursos da camada pré-sal, descoberta na costa brasileira. A subscrição (aquisição) de ações da estatal, no entanto, estará restrita aos atuais acionistas da empresa.

O tamanho, e a data, da capitalização da Petrobrás segue indefinido, mas fontes do mercado avaliam que pode se tornar a maior captação de recursos por meio da venda de ações já registrada. Analistas avaliam que operação pode bater a casa dos US$ 75 bilhões, de acordo com reportagem publicada na Folha.

Ainda de acordo com estimativas do mercado, o prazo limite para uma operação desse porte é junho, antes das férias de verão no hemisfério norte.

C/ Folha on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!