terça-feira, 2 de março de 2010

Hillary Clinton passa 24 horas no Brasil nesta quarta-feira

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, visitará o Congresso Nacional nesta quarta-feira (3), às 9h. Ela será recebida pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Michel Temer, e poderá tratar, entre outros temas, da aproximação entre Brasil e Irã, conflitos em torno das Ilhas Malvinas e compra de caças pelo governo brasileiro.

Depois da visita, Hillary deverá se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro das Relações Exteriores, chanceler Celso Amorim, quando o tema principal deve ser o programa nuclear do Irã e as relações do Brasil com aquele país. Lula tem sido criticado por sua aproximação com Mahmoud Ahmadinejad, presidente iraniano - o presidente brasileiro realiza em maio visita ao Irã.

A imprensa especula que os Estados Unidos, junto com os outros membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), discutem impor novas sanções ao Irã devido ao receio de que o país esteja enriquecendo urânio com o intuito de produzir armas nucleares.

No final do ano passado, Hillary alertou os países da América Latina para os riscos que envolviam um estreitamento de relações com o Irã. Em 2009, Ahmadinejad esteve no Brasil - onde inclusive visitou o Senado -, na Bolívia e na Venezuela.

Problemas relacionados à área econômica também devem entrar na pauta, como medidas de retaliação comercial do Brasil contra os Estados Unidos, em razão dos subsídios concedidos por aquele país aos produtores de algodão.

A visita da secretária à América Latina começou por Montevidéu, onde acompanhou a posse do novo presidente do Uruguai, José Mujica, no dia 1º. Dali, ela seguiu para Buenos Aires, tendo sido recebida pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Nesta terça-feira (2), vai ao Chile, para um encontro com a presidente Michelle Bachelet e com o presidente eleito, Sebastián Piñera.

Depois de passar pelo Brasil, na quarta-feira, Hillary irá à Costa Rica, onde se reunirá com o presidente Oscar Arias e com a presidente eleita Laura Chinchilla. Na Guatemala, a secretária de Estado dos EUA conversará com o presidente Álvaro Colom.

C/ Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!