terça-feira, 2 de março de 2010

Apple admite utilizar trabalho infantil para produzir iPods e iPhones em fábricas chinesas


Gigante da tecnologia, a Apple admite que o trabalho infantil tem sido utilizado em algumas das fábricas que constroem seus iPods, computadores e telefones celulares. Uma auditoria constatou que pelo menos onze crianças foram encontradas trabalhando em três fábricas que abastecem a Apple, no ano passado. Ela disse que as crianças trabalhadoras já não estavam sendo usadas nos locais, ou já não eram menores de idade.

Um relatório denunciou que pelo menos 11 menores de idade estavam trabalhando nas fábricas- muitas delas na China-, que produzem componentes da Apple, no ano passado. A Apple tem fábricas que fornecem peças em Taiwan, Singapura, Tailândia, EUA, República Checa, Malásia e Filipinas, mas a maioria dos seus produtos são montados na China. 

A auditoria também encontrou tentativas de esconder a evidência do trabalho de menores, enquanto outros locais tinham falsificado registros relativos ao número de horas de trabalho e dias de descanso dos trabalhadores. 

A Apple tem sido repetidamente criticada por aplicar nas fábricas o abuso e impor duras condições aos trabalhadores. Na semana passada, 62 trabalhadores de uma fábrica que produz peças para a Apple e Nokia foram hospitalizados depois de envenenados por n-hexano, um produto químico tóxico comumente utilizado na tecnologia que pode causar degeneração muscular e visão turva.

A empresa não comentou sobre os problemas na usina, que está em Suzhou, China. Um porta-voz  disse que a quase totalidade dos funcionários afetados estava de volta ao trabalho.

O relatório de auditoria revelou que pelo menos 55 fábricas que produziam produtos Apple  ignoravam as regras de que o pessoal não deve trabalhar mais de 60 horas por semana. Uma chegou a falsificar os registros por dois anos seguidos, a fim de esconder que estava usando trabalho infantil e trabalho extraordinário do pessoal.

Quando a Apple foi investigada, descobriram-se registros adicionais e foram realizadas entrevistas de trabalho que revelaram excesso de horas de trabalho e sete dias de trabalho contínuo. 

O relatório também descobriu que 35% do pessoal pagava salários incorretos, com 24 fábricas na China pagando menos do que o salário mínimo nacional. Três instalações foram interditadas por estarem descartando resíduos tóxicos de maneira inadequada. Outras 20 foram punidas porque obrigavam as trabalhadoras  a fazer testes de gravidez antes da contratação.

A Apple não tem parado de usar as fábricas para a produção de componentes. No ano passado, a companhia contratou um total de 25 crianças para fazer iPods e iPhones.

C/ Informações do Daily Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!