segunda-feira, 1 de março de 2010

Irmã de Franklin Martins precisa de ajuda no Chile

A escritora Ana Maria Martins Machado, irmã do ministro Franklin Martins e do ex-secretário de Comunicação do Governo do Espírito Santo, Nilo Martins, falecido, está entre os escritores brasileiros que se encontram em Santiago do Chile e foram surpreendidos pelo terremoto de sábado ( 27).

O grupo foi contatado pela embaixada brasileira e deve receber ajuda para retornar ao Brasil nas próximas horas. De acordo com o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Marcos Vilaça, foi preciso que ele enviasse uma carta domingo ( 28), ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, pedindo auxílio aos brasileiros para que a situação fosse resolvida.

"O meu pedido ao ministro foi apenas para que a delegação brasileira conseguisse obter o melhor atendimento possível. Esses escritores encontram-se no Chile representando o Brasil no 1º Congresso Ibero-americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil do Chile. E entre eles está a escritora Ana Maria Machado, que é secretária geral da ABL. Até o meio-dia de hoje eles não tinham sido atendidos. Mas, já fui informado que agora a situação mudou", afirmou Vilaça.

" É muito assustador, não ter terra firme. E durou muito tempo, quase três minutos”, disse a escritora Ana Maria Machado em relato ao G1. Ela estava em seu quarto de hotel quando o primeiro tremor começou, na madrugada deste sábado. Um hóspede peruano, mais habituado a situações como esta, a orientou a calçar os sapatos para sair do hotel, já que havia muitos cacos e material pontiagudo pelo chão.

O endereço da embaixada brasileira em Santiago é Calle Padre Alonso de Ovalle, 1665. No Brasil, o Núcleo de Assistência a Brasileiros pode fornecer informações sobre a situação no Chile por meio dos telefones (61) 3411-8804 e (61) 3411-8805. O atendimento é feito entre 10h e 18 horas. Entre 18h e 10 horas, o atendimento é feito no (61) 8197-2284.

C/ Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!