quinta-feira, 11 de março de 2010

Terremoto atinge o Chile minutos antes da posse de Piñera e governo emite alerta de tsunami

Um forte terremoto foi sentido nesta quinta-feira (11/3) menos de 20 minutos antes do início da cerimônia de transferência da presidência no Chile, na qual Sebastián Piñera assumiu o poder. Foi a réplica mais forte desde o megaterremoto de 8,8 graus de 27 de fevereiro.

A magnitude do tremor no centro do Chile, incluindo as cidades de Santiago e Valparaíso, foi de 7,2 graus na escala Richter, de acordo com o Instituto de Sismología dos Estados Unidos.

Cerca de 1.200 pessoas tiveram que deixar o Congresso, em Valparaíso, depois da cerimônia de posse do presidente. A Marinha Chilena lançou um alerta de tsunami após o forte terremoto.

Usando alto-falantes, funcionários do Legislativo pediram aos presentes à cerimônia que deixassem o prédio, situado no porto de Valparaíso (120 km a oeste de Santiago), por causa da emergência.

"Recomendamos a todos que tranquilamente deixem o edifício, por medida de segurança", gritava um funcionário pelos corredores do Congresso.

O alerta de tsunami, lançado pela Marinha, compreende de Valparaíso (centro) à Região dos Lagos (sul) e ocorre depois de três fortes réplicas (7,2, 6,9 e 6,0 na escala Richter).

"É um alerta preventivo. Não queremos alarmar ninguém, mas queremos tomar precauções para evitar perdas de vidas e acidentes. Melhor prevenir do que remediar", disse o recém-empossado presidente chileno, Sebastián Piñera.

Piñera afirmou ter instruído seu ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, a visitar a Organização Nacional de Emergências (Onemi) para tomar conhecimento da situação.

C/ o Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!