quinta-feira, 11 de março de 2010

A britânica BP fecha acordo para explorar petróleo do pré-sal em Campos

Em meio ao tumulto criado com a questão da partilha dos royalties do pré-sal, a companhia petrolífera britânica BP anunciou nesta quinta-feira (11) a aquisição de ativos da Devon Energy que permitirão a ela explorar petróleo em águas profundas da Bacia de Campos.

Além da Devon, a Petrobras já fechou parcerias para exploração da costa brasileira, que segundo as estimativas podem conter 80 bilhões de barris de petróleo, com diversas outras companhias, tais como a americana ExxonMobil, a espanhola Repsol e a portuguesa Galp.

Pelo novo acordo, a BP pagará US$ 7 bilhões (R$ 12,4 bilhões) ao grupo americano para poder participar da exploração petrolífera de dez blocos no Brasil, sendo sete deles na Bacia de Campos.
Andy Inglis, diretor de exploração e produção da BP, afirmou que com a "entrada no Brasil, a BP irá acrescentar uma importante posição em mais uma bacia atrativa de águas profundas".

Ao mesmo tempo em que o acordo proporciona à BP um importante acesso direto à exploração na costa brasileira, ele inclui a empresa no enorme desafio que será a extração de petróleo da camada do pré-sal.

"As reservas de petróleo em águas profundas, que estão a 7 mil metros abaixo do nível do mar e sob uma grossa camada de sal, são tecnicamente difíceis de serem desenvolvidas", lembra o diário econômico britânico Financial Times em reportagem desta quinta-feira.

O jornal americano Wall Street Journal descreveu em 2008 as dificuldades de se extrair petróleo da camada do pré-sal.

"A exploração e a extração de petróleo em águas super-profundas são uma empreitada cara e arriscada. O sal que fica sobre os potenciais campos adiciona desafios técnicos porque muda de lugar e é propenso a mudanças bruscas de pressão. E apesar dos avanços na tecnologia de imagens geológicas, é impossível saber a quantidade e a qualidade do petróleo escondido em um depósito até que ele comece a jorrar – um processo que leva anos".

Segundo o texto desta quinta-feira do FT, "há também uma preocupação generalizada com a ambição do governo brasileiro de maximizar os lucros do Brasil com sua riqueza petrolífera, o que pode criar problemas para os investidores estrangeiros", analisou o FT.

C/ BBC Brasil

Um comentário:

  1. O Dia Mundial do Protesto contra BP está chegando a São Paulo. O protesto pacífico será realizado no dia 12 de junho de 2010 das 14 horas até as 16 horas no Parque Ibirapuera - Portão 7. O propósito do protesto é para educar o publico sobre os efeitos do derrame de petróleo maciço e o que pode ser feito para auxiliar com os esforços de limpeza e para promover energia limpa.

    O Dia Mundial do Protesto contra BP está programado para o dia 12 de junho de 2010. O lema “Pense Mundialmente – Atue Localmente” reflete a idéia de que as catástrofes ambientais não ficam somente dentro das fronteiras de uma nação. Atualmente, tem protestos planejados em 5 continentes e mais de 30 cidades incluindo: Sacramento, San Diego, Concord, Daytona Beach, Dallas, Houston, Boston (EEUU), Berlin, Alemanha São Paulo, Brasil, e Johannesburg, África do Sul. Novos protestos estão sendo planejados para locais diferentes quase todos os dias.

    Os protestos são o resultado do movimento que foi iniciado no Facebook. Nas paginas como Boycott BP e Worldwide Protest BP Day, centenas de milhares de pessoas em toda parte do mundo manifestaram suas indignações com essa catástrofe ambiental e com o histórico de segurança sinistro de BP e sua inabilidade de parar o vazamento de óleo. British Petroleum é uma corporação multinacional que ganha bilhões de lucro todo ano. Suas marcas incluem BP, Arco, Amoco, am/pm, Aral, Wild Bean Café e Safeway Gas.

    Se você apóia a Terra e essa causa, por favor, compareça a esse protesto, traga sinais e use fitas ou braçadeiras pretas. Profanidade, violência e vandalismo não serão tolerados. Garantimos que isso será uma demonstração pacífica. Crianças são bem vindas. Tragam música, cartazes, e boa energia.

    Para mais informação, por favor verifique o grupo do Facebook Worldwide Protest BP Day – 12 June 2010 via o link http://www.facebook.com/group.php?gid=122189197821968. Você poderá confirmar sua presença no site, o qual é importante para saber quantas pessoas virão ao protesto.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!