quinta-feira, 11 de março de 2010

Sarney: riqueza do pré-sal deve ser dividida, com privilégio para produtores

Depois de encontro com Lula para tratar do pré-sal, o presidente do Senado, José Sarney, os rendimentos obtidos com o petróleo extraído da camada de pré-sal devem ser utilizados por todos os entes federados do Brasil.

- Uma riqueza dessa natureza tem que ser compartilhada com o país todo, evidentemente dando privilégio aos estados produtores - afirmou, em entrevista à imprensa quando retornava do encontro com o presidente, nesta quinta-feira (11). No encontro, os dois trataram dos projetos que definem o marco regulatório para a exploração em análise o Congresso.

Sarney  não conhece ainda os detalhes das três propostas aprovadas na quarta-feira (10) pela Câmara dos Deputados, mas disse acreditar que todos os projetos que chegam à Casa sempre podem "ser melhorados". Dos projetos, apenas o PLC 309/09, que autoriza o Poder Executivo a criar a Empresa Brasileira de Administração do Petróleo e Gás Natural S.A. (Petro-Sal), já tramita no Senado.

Segundo Sarney, Lula o chamou para explicar as motivações que levaram o presidente da República a pedir urgência para os projetos do pré-sal, pois as matérias são do "maior interesse nacional". O presidente do Senado mencionou a Lula a necessidade de "buscar o consenso com a oposição" para garantir a aprovação dentro dos prazos, já que a maioria no Senado é reduzida. Com a urgência constitucional, os senadores terão 45 dias corridos para discutir e votar os projetos.

C/ Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!