quinta-feira, 29 de abril de 2010

Voto feminino decidirá eleição no Brasil, diz El País

As eleitoras vão ser o “fiel da balança” na escolha do sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo artigo publicado no jornal espanhol El País. Maioria do eleitorado, as mulheres representam 70 milhões de votos.

Apesar de duas pré-candidatas, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV), serem cotadas para disputar a sucessão de Lula, é José Serra (PSDB) que tem a maioria das intenções de voto entre as mulheres, segundo o El País. Entre as eleitoras, 35% estão dispostas a votar no tucano, contra 25% das mulheres que declararam intenção de voto para Dilma.

De acordo com analistas ouvidos pelo El País, o fato de as eleitoras preferirem votar em candidatos e não em candidatas se deve ao fato das mulheres não serem “protagonistas na política”. Se comparado a outros países da América Latina, o Brasil está atrás do Haiti e da Guatemala no índice de participação feminina no Congresso, afirma o jornal espanhol.

As mulheres também aparecem como as mais indecisas na hora de escolher em quem votar. Segundo o El País, as eleitoras esperam até o último momento para conhecer as propostas dos candidatos antes de escolher em quem votar. Para o El País, Dilma precisa enfrentar o desafio de derrubar a “resistência” das eleitoras em relação à candidata petista.  (Com El País)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!