segunda-feira, 26 de abril de 2010

PSB mineiro reage contra saída de Ciro da corrida presidencial

Às vésperas da reunião da Executiva nacional do partido, que acontece nesta terça-feira (27) para confirmar a saída do deputado federal Ciro Gomes da corrida sucessória, o diretório regional do PSB e Minas Gerais protesta contra a decisão.

O partido encaminhou uma carta ao diretório nacional onde defende que "Ciro Gomes é o único nome de candidato a presidente capaz de liderar um movimento de unidade em torno de um novo Brasil". O texto, a que o  Portal Terra teve acesso, diz ainda que eliminar a candidatura expõe o país a um duplo risco: "Retrocesso representado pela candidatura de José Serra, ou mais do mesmo, com a candidatura de Dilma Rousseff".

O documento ainda critica a possível campanha plebiscitária entre tucanos e petistas. "Nas eleições de 2010 não se cuidará de escolha entre Lula e FHC, entre Serra ou Dilma, ou entre dois partidos, PSDB ou PT. A idéia de plebiscito não tem nenhum sentido", diz outro trecho da carta.

O vice-presidente estadual do PSB, Waldo Silva, critica a decisão do partido. Para ele, "é um erro abandonar a candidatura". O dirigente ainda sugere que a própria sobrevivência política da sigla fica sob risco com esta decisão. "É um desastre do ponto de vista histórico. Não temos um projeto de nação nas candidaturas colocadas, e sim um projeto de poder."

O dirigente não poupa também o deputado Ciro Gomes. "Faltou ação política do próprio Ciro, ele não fez campanha no partido e enquanto declarava apoio ao Aécio (quando este era cotado para disputar a Presidência) perdia a base partidária."

A revolta dos mineiros acontece no momento em que as cúpulas do PT e do PSB nacional oficializam a decisão pela retirada da candidatura Ciro. Em reuniões realizadas em Brasília, está sendo negociada a fatura que o PSB cobrará para recuar. Em jogo, apoio a candidaturas em seis estados.

Um comentário:

  1. Uma falta de planejamento do partido, uma afronta a história do PSB de Miguel arraes...Ciro poderia leva a disputa ao segundo turno, deixando a política mais democrática...Sou militante do partido PSB e agora vejo que o partido se iguala ao PT e PSDB esta preucupado com o poder e não com país.

    Marcelo Openheimer
    Assessor Parlamentar
    PSB-Pouso Alegre -MG
    maopenheimerpsb40@hotmail.com

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!