quarta-feira, 28 de abril de 2010

Chávez, em visita a Lula, declara que seu coração está com Dilma

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reforçou nesta quarta-feira (28) o seu apoio à pré-candidatura da petista Dilma Rousseff à sucessão do presidente Lula.

"Meu coração está com Dilma", afirmou o presidente venezuelano, lançando em seguida um beijo. "Te mando um beijo, Dilma." Ele chegou no final da manhã de hoje no Palácio do Itamaraty, em Brasília, onde teve encontro reservado com Lula antes de reunião ampliada com ministros e diplomatas.

Ao ser perguntado como conduziria as relações com o Brasil em caso de vitória do candidato adversário, José Serra (PSDB), Chávez esquivou-se e disse que não se pronunciaria sobre assuntos internos do Brasil assim como o governo brasileiro não se pronunciaria sobre problemas internos da Venezuela.

UM DIA ANTES

Ontem (27), à véspera de sua viagem ao Brasil, Hugo Chávez defendeu a vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais do Brasil por considerá-la sua "amiga", ao mesmo tempo em que admitiu haver "muita empatia" entre os dois.

"Os brasileiros saberão quem eleger (...), mas qual de nós não gostaria de ter Dilma como a próxima presidente, mais uma presidente, e uma grande amiga nossa"?! - perguntou Chávez em ato do governo transmitido pela TV oficial venezuelana.

"Há muita empatia entre nós, há uma bonita amizade, como ocorre com Lula, apesar das diferentes emoções e distintas experiências".

Chávez , no Brasil nesta quarta-feira, espera se reunir com Dilma Roussef. "Vamos firmar um conjunto de convênios seguindo o que acertei com Lula em Caracas: 'aceleração' (econômica) e depois deixar para Dilma (na presidência) o caminho aberto para seguir acelerando", disse o líder venezuelano.

"Talvez eu veja Dilma (...), seguramente conversarei com ela" na visita ao Brasil. Chávez e Lula devem firmar  acordos de cooperação nos setores elétrico, petroquímico e automotivo, segundo o presidente venezuelano.

Brasil e Venezuela assinarão um convênio de 2 bilhões de dólares para a construção de um complexo petroquímico no noroeste venezuelano que produzirá polipropileno em associação com a brasileira Brasquen, explicou Chávez. "A relação política que consolidamos é uma vitória para ambos".

A visita de Chávez ocorre após o Congresso brasileiro aprovar, em dezembro, o ingresso da Venezuela no Mercosul, depois de muita resistência. O encontro no Brasil também acontece após o acordo entre Brasília e Washington sobre cooperação militar, firmado este mês. (Com Veja, AE , AFP e Arte Tiago Mello, Bahia Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!