domingo, 25 de abril de 2010

Governo vai soltar 80 mil presos que serão monitorados pela tornozeleira

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) , do Ministério da Justiça, anunciou que vai elaborar um projeto de monitoramento eletrônico capaz de resultar na soltura de 80 mil presos, quase um quinto da população carcerária do Brasil.

O monitoramento poderá ser feito pela tornozeleira eletrônica, que permite saber a localização de quem a usa. O governo entende que o controle de presos de baixa periculosidade fora das cadeias é uma das poucas alternativas para desafogar os presídios do país.

O número de presos, no Brasil, aumenta a uma taxa de 7,3% ao ano e para o Depen, nem investimentos, nem ampliação da estrutura, dão conta da demanda. A decisão sobre o monitoramento foi anunciada durante  o 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, realizado em Salvador na última semana.

Na próxima semana, o governo deverá liberar R$ 470 milhões para a construção de centros de atenção provisória que vão abrigar 32 mil presos amontoados em cadeias no país. As delegacias, atualmente, abrigam 58 mil pessoas não condenadas e têm apenas 15 mil vagas, número bem inferior. (Com reportagem do jornal O Globo desta segunda feira/ 26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!