quarta-feira, 28 de abril de 2010

Petrobras está entre as 100 marcas mais valiosas do mundo

A Petrobras entrou para o ranking “2010 BrandZ Top 100”, da Millward Brown Optimor, que apresenta as cem marcas mais valiosas do mundo. A empresa estréia na 73ª posição, com sua marca avaliada em US$ 9,7 bilhões.

Além da petrolífera, o Brasil tem apenas mais um representante na lista, o Bradesco, que já aparecia no ano passado na 98ª posição e permanece no mesmo lugar. A marca do banco vale US$ 7,4 bilhões, segundo a pesquisa, uma alta de 13% em relação aos US$ 6,6 bilhões verificados no levantamento anterior.

O topo do ranking mundial continua intacto nas mãos do Google, marca avaliada em US$ 114,3 bilhões (alta de 14% sobre um ano antes), bem à frente do vice-líder, a IBM (US$ 86,3 bilhões).

Abaixo do Google, a disputa entre as empresas – todas de tecnologia, até o quarto lugar – está embolada. A Apple subiu três posições e agora é a terceira marca mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 83,1 bilhões. Com isso, a empresa da maçã passou a arquirrival Microsoft, que estava em segundo lugar no ano passado e agora caiu para o quarto, valendo US$ 73,3 bilhões.

Apesar do clima de desconfiança que se gerou com o estouro da crise internacional no final de 2008, em 2009 (ano a que se refere o ranking) as marcas que mais ganharam valor foram as das instituições financeiras, segundo uma análise do Financial Times sobre a pesquisa. Em conjunto, elas aumentaram o seu valor em 12%. Em seguida, vêm cerveja (10%), tecnologia (6%) e fast-food (1%).

O setor cujas marcas mais perderam valor foi o de carros, com queda de 15%. Seguros (perda de 7%) e café (6%) aparecem em seguida entre as que tiveram pior desempenho. (Com Portal Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!