quinta-feira, 29 de abril de 2010

"Lula não é o mais influente do mundo, está entre os influentes", diz Time

A revista"Time"esclareceu que o presidente Lula está entre os 25 líderes mais influentes do mundo em 2010. Inicialmente, a imprensa chegou a noticiar que Lula seria o líder mais influente, uma vez que seu nome aparecia ao lado do número um em uma lista composta por 25 pessoas, que não estava em ordem alfabética.

Além disso, a reportagem no site da revista começava com um perfil do presidente brasileiro escrito pelo cineasta Michael Moore.

No entanto, o setor de relações Públicas da"Time"explicou que não há um ranking, pois a revista não faz distinção entre a influência de cada uma das 100 pessoas que aparecem na lista, que é dividida entre quatro categorias: líderes, heróis, artistas e pensadores. De acordo com a revista, a escolha de Lula para o número um ocorreu por razões editoriais.

Sem saber disso, o ex-governador paulista José Serra, pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, elogiou a indicação por meio da rede de microblogs Twitter."Parabéns ao presidente Lula, escolhido líder do ano pela revista americana Time", escreveu Serra.

Depois de descobrir a verdade, o tucano se corrigiu."Não é um ranking. O presidente Lula é um dos 25 líderes da revista Time. Bom do mesmo jeito para o Brasil".

Coordenador da campanha de Dilma Rousseff à Presidência, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel também destacou no Twitter a nomeação do presidente."Mais um gol de placa!! Agora é elegermos Dilma pra continuar!!!", afirmou.

Encarregado pela revista de traçar um perfil do presidente brasileiro, Moore disse que Lula é um autêntico filho da classe trabalhadora latino-americana, que esteve preso uma vez por liderar uma greve.

No texto, o cineasta ainda recordou os motivos que levaram Lula a ingressar na vida política."Foi quando, aos 25 anos, ele viu Maria, sua mulher, morrer aos oito meses de gravidez, junto com a criança, porque eles não podiam pagar atendimento médico decente", lembrou.

"Existe uma lição aqui para os bilionários do mundo: deixem as pessoas terem bom atendimento médico e eles vão causar menos problemas para vocês", acrescentou o cineasta. Segundo ele, os Estados Unidos têm muito a aprender com Lula, pois, na avaliação de Moore, estariam cada vez mais parecido com um país de Terceiro Mundo. ( Com Valor on Line)

O Blog: Foi como disse o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio - nosso seguidor no Twitter - "coisa de  caipira" essa festança toda em torno da inclusão de Lula na lista da revista Time. Serra, na pressa de bajular, mostrou desinformação. Pimentel, coordenador da campanha de Dilma, também. Por que tanto exibicionismo? O meu amigo Moises Naim, jornalista, observador internacional - cultivamos um excelente relacionamento-, foi escolhido pela revista, já figurou nesta lista e  nunca fez estardalhaço. Continua um cidadão normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!