Este blog também fez parte dos que não conheciam a novidade até ser informado de que sete propriedades rurais de Pedra Azul do Aracê, nas montanhas do Espírito Santo (90 quilômetros de Vitória), vão receber nos próximos dias a primeira certificação brasileira de Agroecoturismo: agroturismo vivenciado em propriedades ecológicas.
Fomos conferir: o selo é uma novidade no Brasil e ainda não tem similar em outros países.
Soubemos também que somente após uma semana de inspeção do Instituto Biodinâmico (IBD) -principal certificadora do país acreditada internacionalmente, com sede em Botucatu (SP) - o Circuito Turistico Orgânicos & Naturais habilitou-se a receber o selo orgânico.
Antes, porém, auto-estabeleceu um caderno de obrigações entre seus membros desde 2006, visando a adequação às diretrizes do próprio IBD e a normas nacionais e internacionais de produção orgânica e de sustentabilidade para restaurantes, hospedagens e lazer.
O circuíto é uma festa. As propriedades rurais produzem orgânicos certificados (alimentação), promovem lazer com cavalgada ecológica em animais Fjord, passeios em trilhas e até observação de pássaros (bird watching).
Há ainda por lá, pousadas com chalés e suites temáticas, além turismo cultural com casarões dos primeiros imigrantes italianos na região e o café de tropeiros com direito a vivenciar os tempos do Brasil rural épico no Memorial dos Tropeiros.
E se o visitante está disposto a colocar a mão na massa, pode ajudar a produzir tomate seco, colher laranjas, morango, torrar, moer e embalar café a vácuo, produzir o seu próprio queijo, operar o moinho de pedra fazendo fubá de milho, colher palmitos e envasar, além de entrar dentro de um enxame de abelhas.
Inicialmente articulado pelos próprios micro e pequenos empreendedores da Região de Pedra Azul , onde o clima em média é de 18ºC, o Circuíto conquistou apoio do Sebrae-ES, Secretarias de Turismo e Agricultura do Estado e do Município, Incaper, Ministério do Turismo e outras instituições.
A Região de Pedra Azul, além da lendária e mimética Pedra Azul (nuances do azul conforme a incidência do sol), o Parque Estadual com 1700 hectares de Mata Atlântica original, tem forte produção de hortícolas e frutas, morango, tomate, possuindo quase uma centena de micro-agroindústrias, além de hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos e produz mais da metade da água consumida na Grande Vitória.
C/ Informações de membros do Circuíto
C/ Informações de membros do Circuíto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!