segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Pedra Azul terá o Primeiro Circuíto Turístico Orgânico do País


Você já ouviu falar em Circuíto Orgânico?

Este blog também fez parte dos que não conheciam a novidade até ser informado de que sete propriedades rurais de Pedra Azul do Aracê, nas montanhas do Espírito Santo (90 quilômetros de Vitória),  vão receber nos próximos dias a primeira certificação brasileira de Agroecoturismo: agroturismo vivenciado em propriedades ecológicas.

Fomos conferir: o selo é uma novidade no Brasil e ainda não tem similar em outros países.

Soubemos também que somente após uma semana de inspeção do Instituto Biodinâmico (IBD) -principal certificadora do país acreditada internacionalmente, com sede em Botucatu (SP) - o Circuito Turistico Orgânicos & Naturais habilitou-se a receber o selo orgânico.

Antes, porém,  auto-estabeleceu um caderno de obrigações entre seus membros desde 2006, visando a adequação às diretrizes do próprio IBD e a normas nacionais e internacionais de produção orgânica e de sustentabilidade para restaurantes, hospedagens e lazer.

O circuíto é uma festa. As propriedades rurais produzem orgânicos certificados (alimentação),  promovem lazer com cavalgada ecológica em animais Fjord, passeios em trilhas e até observação de pássaros (bird watching).

Há ainda por lá, pousadas com chalés e suites temáticas, além turismo cultural com casarões dos primeiros imigrantes italianos na região e o café de tropeiros com direito a vivenciar os tempos do Brasil rural épico no Memorial dos Tropeiros.

E se o visitante está disposto a colocar a mão na massa, pode ajudar a produzir tomate seco, colher laranjas, morango, torrar, moer e embalar café a vácuo, produzir o seu próprio queijo, operar o moinho de pedra fazendo fubá de milho, colher palmitos e envasar, além de entrar dentro de um enxame de abelhas.

Inicialmente articulado pelos próprios micro e pequenos empreendedores da Região de Pedra Azul ,  onde o clima em média é de 18ºC,  o Circuíto conquistou apoio do Sebrae-ES, Secretarias de Turismo e Agricultura do Estado e do Município, Incaper, Ministério do Turismo e outras instituições.

A Região de Pedra Azul, além da lendária e mimética Pedra Azul (nuances do azul conforme a incidência do sol), o Parque Estadual com 1700 hectares de Mata Atlântica original, tem forte produção de hortícolas e frutas, morango, tomate, possuindo quase uma centena de micro-agroindústrias, além de hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos e produz mais da metade da água consumida na Grande Vitória.

C/ Informações de membros do Circuíto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!