quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fibria eleva preços da celulose

Seguindo o cenário de diferenças na oferta e demanda de celulose, a Fibria ( fusão da Aracruz e VCP) aumentou o preço da matéria-prima: 790 dólares a tonelada para a América do Norte, 3,79% a mais do antigo preço, de 760 dólares; na Europa, 760 dólares, contra os 730 dólares anteriores, e 720 dólares para a China, que antes comprava a 690 dólares.

Os preços valem a partir de fevereiro e serão adotados também pela Suzano que divide com a Fibria o título de maior empresa do setor no país.

De acordo com a análise da corretora Socopa, devem ocorrer novos aumentos no preço da celulose no decorrer de 2010. Além da diferença entre material disponível e possível compradores, a recuperação dos mercados mundiais, principalmente dos países desenvolvidos, contribui para essas altas.

A Socopa ressaltou a preferência pelas ações da Suzano, apesar de o cenário do setor ser favorável para as duas empresas. Isso porque a Fibria apresenta um risco para suas ações, já que ainda possui grande endividamento. Esse problema pode ser diluído por uma forte demanda internacional e por sua maior exposição à celulose, o que seria vantajoso no futuro.

C/ portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!