quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

De olho na vice de Dilma, PMDB antecipa eleição de presidente da legenda


Na tentativa de fortalecer o nome do presidente da Câmara, Michel Temer (na foto), para disputar a vice-presidência da República na chapa da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) ao Palácio do Planalto, a cúpula do PMDB decidiu nesta quarta-feira (20) antecipar para o dia 6 de fevereiro a eleição do novo presidente da legenda. Temer (PMDB-SP), que está licenciado do cargo, vai disputar a reeleição para mostrar que, com o apoio dos colegas, tem força dentro do partido para se lançar à vice-presidência.

A reeleição de Temer para comandar o partido integra a estratégia dos peemedebistas de garantir a sua indicação na chapa de Dilma. Inicialmente, a eleição para a presidência do PMDB estava marcada para o dia 10 de março, mas acabou antecipada por decisão dos caciques do partido --que hoje (20) se reuniram num jantar, em Brasília.

Os peemedebistas temem que o presidente Lula consiga convencer o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) a integrar uma chapa com Dilma --o que tiraria o partido da aliança. O grupo ainda está preocupado com impasses regionais que poderiam inviabilizar a chapa, já que em muitos Estados não há possibilidade da coligação nacional se repetir em nível estadual.

A decisão de antecipar a escolha do presidente da legenda foi referendada por Temer, Sarney, Renan e o restante da cúpula do partido: o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (pré-candidato ao governo da Bahia), e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (filiado no ano passado), entre outros caciques.

Atualmente, o PMDB é dividido em três grupos. A cúpula do partido, chefiada por Temer e pelos senadores José Sarney (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AL), defende a chapa com o PT. Outro grupo, que tem à frente o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), defende a aliança com o PSDB este ano. Por fim, há um grupo favorável à candidatura própria à presidência da República que lançou o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), como pré-candidato dentro do partido.

C/ Folha on line

O Blog: Temer na vice-presidência de Dilma. Pobre ministra, cada um colhe o que planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!