segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Novo presidente do Chile diz que popularidade de Bachelet e Lula não transfere votos


Responsável pela derrota da esquerda no Chile depois de 20 anos no poder, o presidente eleito e oposicionista Miguel Sebastián Piñera ( na foto com Lula), de centro-direita, disse nesta segunda-feira (18) que presidentes com elevada popularidade, como a chilena Michelle Bachelet, e Lula da Silva não transferem necessariamente votos para seus candidatos. Segundo Piñera, ele é o exemplo disso.

Para o presidente eleito, nada supera o desejo de mudança do eleitorado, nem mesmo índices de aprovação popular. “É certo que a presidente Bachelet é muito popular e Lula também. Quando estive com o presidente Lula conversamos sobre isso. Não se pode confundir um presidente com elevada popularidade com a necessidade de mudança”, disse.

Domingo (17), Piñera venceu com 51,6% dos votos contra 48,3% dados ao candidato governista, o ex-presidente Eduardo Frei Ruiz, de centro-esquerda, apoiado por Bachelet. A eleição foi considerada a mais apertada da história chilena.

O presidente eleito escolheu um dos principais cartões postais da capital Santiago – a Terraza Caupolicán del Cerro de Santa Lucía que é o marco de fundação da cidade - para sua primeira entrevista coletiva. Cuidadoso, Piñera evitou falar da política interna brasileira. Mas disse conhecer bem os candidatos de oposição que deverão disputar as eleições em outubro.

“Conheço os dois candidatos da oposição no Brasil, especialmente Serra [governador de São Paulo, José Serra, do PSDB] e tenho respeito por ambos. Não quero interferir na política interna do Brasil”, disse ele. “Que eu saiba, a oposição no Brasil ainda não escolheu seu candidato. Mas a terá de tomar seu caminho.”

C/ Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!