quinta-feira, 13 de agosto de 2009

MPF investiga benzeno em 7 refrigerantes

O Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) instaurou inquérito civil público para investigar denúncia de que sete marcas de refrigerantes comercializadas no Brasil contêm benzeno, uma substância comprovadamente cancerígena. O alerta foi dado pela Associação de Consumidores Pro Teste ao analisar 24 amostras de diferentes marcas.

A presença do benzeno foi detectada em sete delas: Fanta Laranja, Fanta Laranja light, Sukita, Sukita Zero, Sprite Zero, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet.

Em duas das amostras - Fanta laranja light e Sukita Zero - a concentração estava acima dos limites considerados aceitáveis para a saúde humana.

O benzeno encontrado seria resultado da reação entre os ácidos benzóico e ascórbico, este também conhecido como vitamina C. Está provado que o benzeno é um agente químico capaz de aumentar os riscos de leucemia e de outras doenças sanguíneas.

O MPF requisitou informações ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para saber se têm conhecimento das irregularidades e que providências tomaram para proteger os consumidores.

Também foram notificadas para informações a Coca-Cola, Ambev e Dolly. Todos os notificados terão 15 dias para resposta.

C/Informações do MPF/MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!