quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Grevistas da Vale Inco distribuem bolo no RJ

Sindicalistas brasileiros e canadenses do setor de mineração realizaram na tarde desta quinta-feira (13) uma manifestação em frente à sede da mineradora Vale, no centro do Rio, distribuindo fatias de bolo entre populares, em comemoração aos 30 dias de greve da Vale Inco.

A Vale comprou, em outubro de 2006, 75,6% do capital da mineradora Inco, por US$ 13,2 bilhões, no Canadá. De acordo com o sindicato United SteelWorkers (USW), cerca de 3.400 trabalhadores da Vale Inco estão parados desde 13 de julho.

A queda de braço entre a empresa e os trabalhadores ocorre porque a Vale Inco pretende flexibilizar garantias conquistadas pelos funcionários, entre elas uma mudança no fundo de pensão dos empregados. Propõe que o benefício definido seja trocado por uma contribuição definida.


Além disso, pretende também alterar as regras e a forma de pagamento de participação nos lucros e resultados. Outra proposta é de que os novos empregos na Vale Inco sejam terceirizados.

O sindicato não aceita dialogar sobre o que pretende a empresa e a Vale Inco não abre para negociações, o que vem prolongando a greve.

C/ o portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!