segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Caso Sarney: Casagrande critica arquivamento de representações

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) criticou nesta segunda-feira (10) a forma como o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) tem atuado na presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa.

Na semana passada, Duque arquivou todas as representações contra o presidente do Senado José Sarney.

Casagrande disse também que o bate-boca da semana passada, entre os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Tasso Jereissati (PSDB-CE), foi uma demonstração clara da crise em que se encontra a Casa. O senador capixaba sugeriu que se faça um "movimento de reconstrução do Senado".

- O caminho que temos é a investigação através do Conselho de Ética. Sem nenhuma investigação essa Casa se desmoraliza. O presidente Sarney não se afasta voluntariamente, essa é uma decisão dele. É fundamental fazer alguma investigação porque já surgiram dúvidas depois do seu pronunciamento de defesa - afirmou.

Na avaliação de Casagrande, a reconstrução do Senado passaria, entre outras medidas, por um processo de "radicalização da transparência", avançando nos mecanismos de controle interno.

Ele disse que, de acordo com a sua proposta, seria exigido do controlador, auditor ou corregedor sua ida semestral à Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) para prestar contas de todo o trabalho de controle interno.

Ainda consta da proposta o comparecimento ida semestral do diretor-geral à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para apresentar o seu trabalho.

C/ a Agência Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!