segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aperte o cinto que o piloto sumiu

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, ganhou mais uma ferramenta para o combate à criminalidade no Brasil: o Sistema Vant – Veículo Aéreo Não Tripulado.

Trata-se de uma aeronave de observação que será utilizada nas áreas de fronteira do país. A iniciativa é mais uma ação do Pronasci Fronteira para o combate ao tráfico de drogas e armas, contrabando, roubo de gado e pirataria na região.

O Vant pode voar por 37 horas ininterruptas, cobrindo mais de 1000 km. Durante o vôo, o aparelho fotografa ou filma pessoas ou objetos no solo, de uma altura que pode chegar a 30 mil pés (1O km), com nitidez.

O investimento em cada aeronave é de R$ 8 milhões. O contrato de aquisição do VANT prevê a transferência de tecnologia para a indústria nacional. Com a transferência, a previsão é de que, nos próximos anos, aeronaves similares sejam fabricadas no Brasil.

C/Informações do Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!