sábado, 26 de dezembro de 2009

Pesquisa Datafolha; 40% dos brasileiros reprovam o Congresso

(Foto: o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, protagonista de uma série de escãndalos em 2009)

A série de escândalos protagonizada por parlamentares em 2009 rendeu ao Congresso Nacional uma taxa de reprovação de 40%, segundo uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado.

O instituto ouviu 11.429 brasileiros entre os dias 14 e 18 de dezembro e constatou que o índice de avaliação negativa dos congressistas é só quatro pontos menor do que era em agosto, no auge da crise no Senado.

Apenas 15% dos entrevistados consideram o trabalho do Congresso ótimo ou bom. Outros 39% avaliam como regular o desempenho de deputados e senadores no país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.
O recorde de reprovação do Congresso no país se deu em 2005, em meio ao escândalo do mensalão. Na ocasião, a avaliação negativa atingiu 48%. O índice deste mês é 10 pontos superior ao registrado em março de 2007.

O Datafolha aponta ainda que o Congresso sofre maior reprovação, de 48%, entre entrevistados com renda familiar superior a cinco salários mínimos mensais. Esse índice é 14 pontos superior ao de entrevistados com renda mensal de até dois salários mínimos (34%). Nesta faixa, 18% responderam que o desempenho dos congressistas é ótimo/bom.

Ainda segundo a pesquisa, o Congresso é avaliado como ruim/péssimo entre 47% dos entrevistados com nível superior de escolaridade. Apenas 8% das pessoas nesse segmento apontaram o trabalho dos parlamentares como ótimo/bom.
Já entre os brasileiros com nível fundamental de escolaridade, a avaliação negativa do Congresso é de 36%, enquanto 17% afirmam que seu desempenho é ótimo/bom.
C/ Veja on line
O Blog: Um bom motivo para retirar o bode da sala. Basta trocar o Congresso através do voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!