terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Às vésperas dos 80 anos, Sílvio Santos vira filme


No dia 12 de dezembro de 2010, Silvio Santos, o dono do SBT, completará 80 anos. Como presente, vai ganhar um filme sobre sua vida - e o tom da obra ficará em algum ponto entre o épico e o dramático.
A obra está nas mãos do produtor artístico Carlos Augusto de Oliveira - irmão de José Bonifácio de Oliveria Sobrinho, o Boni, ex-diretor-geral da Rede Globo.
Guga de Oliveira, como Carlos Augusto é conhecido, recebeu consentimento verbal para o roteiro de 400 páginas, que vai contar como um camelô se tornou um dos mais bem-sucedidos homens de negócios e entretenimento do país. Mas aguarda a aprovação formal para as filmagens.
O longa será baseado no livro A Fantástica História de Silvio Santos, do jornalista Arlindo Silva. Porém, deve se deter a trechos menos conhecidos da biografia. "Vou dar prioridade às amizades de Silvio com os intelectuais da Lapa antiga, no Rio, e a detalhes sobre a perda da primeira esposa, Cidinha", adianta o diretor.
Com o orçamento previsto do filme é 10 milhões de reais, o produtor precisará de aporte financeiro expressivo, o que significa contar com o apoio de distribuidoras internacionais, como a Universal e a Fox. "Essas empresas exigem um documento formal que prove que Silvio Santos está ciente do filme e concorda com sua produção. Já enviei o material ao departamento jurídico da empresa dele: tudo o que falta é a assinatura." diz Guga.
O filme terá locações internacionais, na Grécia, França e Estados Unidos. Há dois anos, Edson Celulari foi sondado para o protagonista adulto. Na época, aceitou, mas ainda será confirmado se mantém o compromisso.
Ivete Sangalo poderá interpretar Marlene, rainha do rádio; Hebe Camargo interpretará ela mesma: Carlos Alberto da Nóbrega fará o papel do pai, Manoel da Nóbrega; o filho de Chico Anísio, Bruno Mazzeo, deverá interpretar o pai [Chico e Silvio disputavam um lugar na rádio quando tinham 20 anos - e Silvio foi o vencedor].
Para criar uma expectativa maior em torno do filme, po produtor pensa em realizar testes com atores mirins para o papel de Silvio garoto. Seria um plano de marketing interativo, em que o público votaria no melhor ator.
O foco é a biografia do Silvio, mas o pano de fundo será a história do país nos últimos 80 anos - citando a era de ouro do rádio e o nascimento da televisão. Serão reconstruídos cenários, como o Cassino da Urca. Mas o filme começa com um flashback biográfico: o pai de Silvio na Grécia, na época em que era jornaleiro; sua ida a Marselha (França), onde trabalhou como camelô; sua vinda para o Brasil, onde montou uma lojinha na Lapa do Rio, no finalzinho dos anos 1920.
C/ Informações Veja Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!