sábado, 26 de dezembro de 2009

Personalidade 2009: The Times escolhe jovem morta pelo regime do Iran



O jornal britânico The Times escolheu como Personalidade do Ano a jovem iraniana morta durante as manifestações em Teerã após a reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad, em junho.

O Times afirma que Neda Agha-Soltan, 26 anos, se transformou em um "símbolo global da oposição à tirania" com as imagens que a mostravam sangrando até a morte durante os protestos da oposição, violentamente reprimidos pelo regime iraniano.

"Soltan se uniu ao protesto porque estava indignada com a forma como o regime havia 'roubado' a eleição presidencial", afirma o jornal na primeira página, que tem ainda uma fotografia dos manifestantes iranianos com faixas que mostram a jovem.

O regime dos aiatolás afirmou que a morte de Neda foi "preparada" para denegrir sua imagem e acusou a imprensa estrangeira de ter fabricado a informação".

Milhares de opositores saíram às ruas do Irã durante uma semana em junho para protestar contra a reeleição de Ahmadinejad e denunciar fraudes na votação.

As manifestações foram proibidas depois que o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, deu apoio incondicional a Ahmadinejad.

O governo do Irã criticou em novembro a criação de uma bolsa de estudos em homenagem a Neda na Universidade de Oxford.

C/ Agência France Press
O Blog: Sinta a diferença: El País (Espanha) e Le Monde (França) escolheram Lula como Personalidade do Ano ( 2009). Lula, recentemente, recebeu o presidente do Iran no Brasil com honras de chefe de Estado, apesar dos protestos internacionais- de outros governos e organizações ligadas à defesa dos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!