segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

China destrona Alemanha e se torna líder mundial em exportações

O governo chinês anunciou que seu país, apesar da crise, se tornou em 2009 o principal exportador do mundo, à frente da Alemanha. Segundo seus cálculos, as empresas chinesas têm gerado este ano, 9% das exportações do mundo.

Normalmente cauteloso, Zhong Shan, vice-ministro do Comércio da China, anunciou em um comunicado colocado online segunda-feira (28), pelo Governo, que a China "provavelmente substituirá a Alemanha em 2009 para se tornar o maior exportador do mundo."

"O ano de 2009 foi o ano mais difícil da história do comércio na China, mas a nação tem feito algo positivo", disse Zhong Shan. Apesar de uma queda nas exportações chinesas, estimada em 16,5% ao longo do ano, as empresas nacionais, segundo ele, conseguiram aumentar a sua quota de mercado a nível internacional em relação a outros países exportadores mais afetados ainda pela diminuição da demanda global.

"A quota das exportações da China nas exportações mundiais passou de 8,86% no ano passado para 9% este ano", garante o vice-ministro anunciando que as exportações chinesas superaram 1.190 milhões de dólares nos doze meses do ano. Citando a Federação das Indústrias Alemãs, a imprensa de Pequim garante que a Alemanha, durante o mesmo período, exportou apenas 992,7 milhões de dólares.

C/ Les Echos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!