terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Agnelli: demandas da Petrobrás empurram Vale para a China


O presidente da Vale, Roger Agnelli,( na foto com o presidente da Petrobrás) informa que como os estaleiros do País estão voltados para atender às demandas por plataformas e embarcações da Petrobras a mineradora não vê alternativa a não ser recorrer a empresas asiáticas para a construção de um navio de 400 mil toneladas que fará a “ponte marítima” para o transporte de minério do Brasil para a China.

Agnelli ressalta que gostaria de atender ao desejo de Lula de construir o navio em território nacional, mas considera que os estaleiros brasileiros não estão aptos para atender a essa encomenda de tão grande porte.

A Vale, aponta Agnelli, já está produzindo 50 embarcações no Brasil, entre rebocadores, porta-contêineres e chatas para o transporte de minério em Corumbá (MS). Questionado sobre as críticas de Lula e o potencial da indústria naval brasileira, o executivo respondeu que apenas no futuro esse setor deverá responder plenamente às necessidades da Vale.

“O navio de 400 mil toneladas que estamos procurando é de grande complexidade. Tecnologicamente, não é nenhum bicho de sete cabeças, mas não temos estaleiro apto para construir. Gostaríamos de fazer no Brasil, tanto que em 2007 fizemos uma concorrência e pedimos que os estaleiros apresentassem ofertas, mas não apresentaram e disseram que não estavam prontos e nem tinham interesse em construir”.

Com a negativa do mercado, a Vale partiu para o exterior e, em 2008, adquiriu 12 navios na China. Há, também, encomendas solicitadas a empreendimentos localizados na Coréia do Sul. As ações não agradaram a Lula, mas Agnelli garante que o panorama deverá ser revertido em breve, já que neste ano os estaleiros já enviaram proposta para a construção de embarcações.

O problema, para a Vale, não reside unicamente no preço, mas no fato de os estaleiros só estarem aptos a produzir novas encomendas a partir de 2015.
No momento, a Vale adotou a estratégia de pulverizar os pedidos de construção de navios em diferentes estaleiros mundo afora, em especial na Ásia, continente no qual deverá ser construída a embarcação que a empresa pretende utilizar para transportar minério frequentemente para a China.

Além da aquisição do navio, a Vale também pretende construir um terminal portuário na China para reduzir as despesas com transporte de minério para aquele País. Embora tenha descartado a compra de um terminal existente, Agnelli evita dar mais detalhes.

“Se houver espaço pra gente poder ter uma área para distribuir minério por lá, gostaríamos de construir [o terminal]. Estamos conversando com o governo chinês para ter maior eficiência na chegada do minério da Vale na China”.

C/ o portal PortoGente

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