segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Rede Casas Bahia briga com a Fazenda e fecha lojas gaúchas

A rede de varejo Casas Bahia divulgou nesta segunda-feira (28) o fechamento das cinco lojas localizadas em Porto Alegre, Caxias do Sul e Canoas (RS) e o encerramento das atividades no Rio Grande do Sul. De acordo com a empresa, a decisão foi tomada no começo do mês e não está relacionada à compra do controle da rede, anunciada em 4 de dezembro, pelo grupo Pão de Açúcar.
Por meio de nota, a Casas Bahia, atribuiu a medida a uma atitude da Secretaria da Fazenda do Estado, que lavrou 45 autos de infração contra a rede, em valor aproximado de R$ 52 milhões. "A atuação da fiscalização do Estado foi arbitrária, constituindo créditos sabidamente indevidos", afirmou a empresa, que acrescentou ter contestado as cobranças e revertido duas delas.
Também em nota, a Secretaria da Fazenda esclareceu que as autuações tratavam de dois aspectos distintos: diferenças de procedimento da empresa nas operações relativas a compras com cartão de crédito, que estão sendo revistas na esfera administrativa, e uma discussão sobre a base de cálculo para cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
As unidades foram fechadas no último sábado (26). A Casas Bahia chegou ao Estado em outubro de 2004 e, após um período de expansão, promoveu gradualmente o fechamento de unidades. A rede já teve 28 lojas em 19 municípios do Rio Grande do Sul. Segundo a companhia, as unidades foram desativadas porque não alcançaram o faturamento esperado.
C/ Exame on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!