segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

467 anos depois de sua morte, Copérnico terá enterro solene

O portal El Mundo, da Espanha, informa na noite desta segunda-feira (28) que o astrônomo Nicolau Copérnico finalmente poderá descansar em paz. Seu enterro solene está marcado para o próximo 22 de maio de 2010, após 467 anos de sua morte.
O fato foi comunicado também hoje pelo porta-voz eclesiástico da diocese Ermland no noroeste da Polônia. O sepultamento dos restos mortais do cientista mundialmente famoso (1473-1543) será na Catedral Frauenburger.
Os ossos do crânio, desenterrados há quatro anos, serão sepultados debaixo de um altar da catedral. Em janeiro começam os trabalhos para construção do sepulcro de duas toneladas de granito negro.
Os restos mortais haviam sido encontrados por arqueólogos polacos em Grabungen. Três anos depois, um exame de DNA confirmou que eram de Copérnico. Peritos policais reconstruíram o rosto do astrônomo com base nos ossos do crânio que coincidiam com o retrato de Copérnico.

Com sua teoria do Sol como centro do mundo, em torno do qual gira a terra (o sistema heliocentrico), Copérnico marcou um rito na ciência. Sua obra principal 'De Revolutionibus Orbium Coelestium' (Sobre as revoluções dos corpos celestes) é considerada uma pedra ângular da astronomía.
C/ El Mundo
O Blog: Copérnico superou Michael Jackson em permanência sobre a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!