terça-feira, 20 de outubro de 2009

Empregado da antiga Vale ganha no TST

A privatização de sociedade de economia mista e a permanência de empregado na empresa tornam válido contrato de trabalho tido como nulo por ausência de concurso público.

Esse foi o fundamento usado pela Subseção Especializada em Dissídios Individuais do TST para negar recurso da Companhia Vale do Rio Doce e reconhecer o vínculo de emprego e a sucessão trabalhista de um empregado.

O trabalhador contratado como motorista quando a empresa fazia parte da administração pública indireta, após sua demissão, com a empresa privatizada ajuizou ação trabalhista para reconhecimento de vínculo de emprego e pagamento de verbas rescisórias como 13º salário, férias, adicional noturno e horas extras.

A 6ª Vara do Trabalho de Vitória (ES) foi favorável ao funcionário, o que levou a empresa a recorrer, sucessivamente, ao Tribunal Regional da 17ª Região (ES) e ao TST.

No entanto, as alegações de nulidade do contrato de trabalho e do vínculo de emprego, pela falta de concurso público, nos termos da Constituição Federal, foram rejeitadas em todas as instâncias.

Para a relatora do recurso, ministra Cristina Peduzzi, a decisão da 6ª Turma de negar o Recurso de Revista da empresa não precisaria de reforma, uma vez que esta confirmou o entendimento de que a privatização de sociedade de economia mista convalida, desde o início, o contrato de trabalho, anulado por ausência de concurso público.

C/ o STF e Consultor Jurídico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!