segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Royalties do petróleo: ES deve perder Participação Especial

Depois de garantir que não trataria da distribuição dos royalties do petróleo este ano, o deputado relator da matéria na Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), voltou atrás.

Anunciou que nesta quarta-feira (21) estabelecerá em seu relatório o fim do pagamento de Participação Especial (PEs) aos estados produtores e à União vigente no modelo de concessão.

Se a proposta for confirmada pelo Congresso, o Espírito Santo terá perda em sua arrecadação, assim com o o Rio de Janeiro, estado que mais recebe royalties e PEs.

Alves, ao se justificar, disse que pretendia especificar no texto que uma lei deveria ser editada até 2011 para determinar os detalhes das participações governamentais.

Mas não foi possível segurar o plano devido às pressões dos estados.

Atualmente, os produtores pagam uma alíquota de 10% sobre o valor de petróleo extraído. A maior parte dos recursos (5,25%) é dividida meio a meio por estados e municípios cujo litoral fica diante dos campos de exploração.

Outra parcela (0,875%) deve ser destinada aos municípios com instalações de embarque e desembarque.

C/ o Globo on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!