terça-feira, 20 de outubro de 2009

Presidente dos Direitos Humanos na Câmara: "Hartung brinca com a gente"

O tempo esquentou na reunião ordinária do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), em Brasília, no Palácio do Itamaraty, nesta terça-feira (20), em que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil , Cezar Britto, anunciou que poderá fazer representação contra o governador Paulo Hartung, pela manutenção de condições precárias e insalubres de presos no Estado.

“Ou tem intervenção no Espírito Santo, ou não resolve nada. O governador Hartung brinca com a gente”, queixou-se o deputado federal Luiz Couto (PT-PB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

O presidente do CDDPH, ministro Paulo Vannuchi (da Secretaria Especial dos Direitos Humanos), afirmou que a situação “revela descaso com o sistema penitenciário”.

Vannuchi vai solicitar audiência de emergência com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para tratar do pedido de intervenção já encaminhado pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).


As reações surgiram após o relato da conselheira Ivana Farina Navarrete Pena que faz parte da comissão e que esteve nos dias 15 e 16 de outubro nos presídios de Novo Horizonte, Tucum (presídio feminino) e Serra, no Espírito Santo.

“Nós não estamos autorizados pela sociedade brasileira a voltar nesses lugares sem nada ter sido feito”, disse Ivana que no CDDPH representa o Conselho Nacional de Procuradores Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União.
c/ a Agência Brasil

O Blog: Na semana passada, o CNPCP constatou que, além de homens, havia 88 mulheres presas em contêineres no Presídio Feminino de Tucum, em Cariacica, Grande Vitória. O fato fez ressurgir a a ameaça de intervenção feita em maio, quando o CNJ inspecionou os presídios do estado e o Governo se comprometeu a mudar o quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!