segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Lula após encontro com Agnelli: " Se não for só no papel, estamos bem na fita"

O presidente Lula disse nesta segunda-feira que o Brasil estará "bem na fita" se os investimentos anunciados nesta segunda-feira (19) pela Vale saírem do papel.

Segundo o presidente da mineradora, Roger Agnelli, estão previstos R$ 24, 5 bilhões em investimentos em 2010.

"Você viu a quantidade de investimento que o Roger [Agnelli] anunciou hoje? Se isso não for só no papel, nós estamos bem na fita", afirmou Lula em discurso na cerimônia de entrega do prêmio "As empresas mais admiradas no Brasil - 2009", da revista "Carta Capital", em São Paulo.

Agnelli apresentou o plano de investimento à tarde, também em São Paulo, em reunião com Lula, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e o ministro Guido Mantega (Fazenda), além de outros integrantes da mineradora e do governo.

Nas últimas semanas, Lula vem pressionando a Vale para aumentar a produção de bens de maior valor agregado em substituição à matéria-prima --o minério de ferro.

Durante seu discurso, o presidente ressaltou que se os investimentos anunciados pela Vale forem concretizados, o Brasil vai atingir a respeitabilidade que tanto brigou.

"O Roger [Agnelli] vai gastar o que a Vale nunca ganhou [...] Se tudo isso acontecer, como eu estou pensando que vai acontecer, eu penso que nós atingiremos um patamar de respeitabilidade que nós brigamos por muito tempo", afirmou.

Mais cedo, durante almoço oferecido pelo presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, Lula criticou a Vale.

O presidente vem mencionando a Vale em vários discursos e insiste para que a mineradora amplie a venda de produtos de valor agregado e deixe de exportar matéria-prima.

C/ Folha on line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!