terça-feira, 20 de outubro de 2009

Caravana de Lula custou R$ 400 mil à viúva

A excursão paga com dinheiro público para levar o presidente Lula e sua pré-candidata à sucessão, ministra Dilma Rousseff, à região do Rio São Francisco, na semana passada, custou pelo menos 400.000 reais.

A oposição questiona a realização do giro pela região do São Francisco, já que acredita que o governo realizou uma caravana eleitoreira, a um ano da votação,em desrespeito à Lei Eleitoral.


O PSDB deverá registrar um requerimento pedindo as relações de custos da viagem ainda nesta terça-feira. O partido dos pré-candidatos à sucessão José Serra e Aécio Neves deverá também entrar com representação no TSE contra Lula e a ministra Dilma pela viagem.

O valor é uma estimativa divulgada por funcionários do Palácio do Planalto consultados pelo jornal O Estado de S. Paulo. A conta oficial, feita pela pasta da ministra Dilma, ainda não foi divulgada - a Casa Civil informa que não tem o valor da "caravana".

Na viagem, Lula e Dilma passaram por quatro estados populosos - Minas, Bahia, Pernambuco e Ceará - e visitaram obras de revitalização e transposição do São Francisco. O giro, por pelo menos onze cidades, teve forte tom de campanha para 2010.


O presidente dormiu em algumas cidades e usou aviões e helicóptero para percorrer toda a rota.

Foi justamente com o helicóptero o maior gasto do governo na viagem.


Os deslocamentos custaram cerca de 10.000 reais por hora de voo. Aviões também foram usados para transportar os 25 jornalistas convidados pelo governo para acompanhar as visitas de Lula à região.

Falta contabilizar o valor gasto com carros alugados e pagamento de diárias de funcionários que acompanharam Lula e Dilma no percurso. Esse montante só será conhecido dentro de mais alguns dias.

C/ Veja on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!