sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Viana e Castelo terão recadastramento biométrico de eleitores

Viana e Castelo, no Espírito Santo, estão entre os 43 municípios do país que por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vão passar os seus eleitores pelo recadastramento biométrico- identificação por meio das impressões digitais- até março de 2010.

A medida envolve 1.033.057 eleitores brasileiros. Em maio deste ano, o TSE aprovou proposta para que o cadastramento ocorresse em conjunto com a revisão do eleitorado, em municípios indicados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

No novo sistema, o votante é identificado por sua impressão digital e sua fotografia. Esta última é reproduzida na folha de votação que será manuseada pelo mesário. Além disso, não é mais necessário que o mesário habilite a urna e a libere para o eleitor votar. Será suficiente o simples registro da digital para o próprio eleitor liberar a urna para o voto.

C/informações da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!