sábado, 7 de novembro de 2009

FHC entra na briga do pré-sal

A guerra que envolve estados e o Governo Federal ganhou neste sábado (7) um novo personagem: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que criticou o sistema de partilha sugerido pelo governo para substituir o de concessão, atualmente utilizado na exploração do petróleo no pré-sal.

"Toda a discussão é sem números, de custo, de hipótese do preço do petróleo, nada. Só tomamos uma decisão, fruto de uma visão de estado mal posta. Vamos estatizar o risco. No sistema de partilha, como o governo cobre os custos todos da exploração, se não se acha petróleo, ele paga o risco. Estatizaram o risco, eu nunca vi isso", disse o ex-presidente.

Segundo Fernando Henrique, na discussão sobre a exploração da camada de petróleo do pré-sal, todos os debates em torno do tema estão focados na partilha dos recursos provenientes da exploração, e nada se fala sobre os cuidados ambientais que o processo deve considerar.

"Parece que descobrimos a pólvora, e vamos logo botar fogo nela, para explodir. Temos a maior discussão no Congresso Nacional que diz respeito a como distribuir os frutos de um petróleo que não existe ainda. A questão substantiva, de quais vão ser os cuidados para que isso não seja destruidor do meio ambiente, e como vamos agir diante das outras tecnologias [alternativas], não tem uma palavra, não tem uma discussão".

O pronunciamento do ex-presidente foi em São Paulo, neste sábado, no lançamento da Carta de São Paulo, " Por uma Nova Governança Mundial".

C/ o Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!